segunda-feira, 16 de abril de 2012

Movimentos da Terra - 11/04/2012


Movimentos da Terra

Rotação e translação

Alguns movimentos da Terra devem-se à atração e repulsão exercidas pelos outros corpos celestes, especialmente os planetas do sistema solar. Dentre esses movimentos, os mais importantes são:
·               A rotação, que o planeta executa ao girar em torno de seu próprio eixo, responsável pela sucessão dos dias e noites;
·               A translação, que a Terra executa em torno do Sol e que propicia as estações do ano, que t~em início nos solstícios e equinócios.

Solstício e equinócio

Equinócio é a data em que o dia e a noite apresentam a mesma duração.
Solstício é a data em que dia e a noite apresentam a maior assimetria possível. O solstício de verão ocorre quando o período de insolação (dia) é o maior do ano. Por sua vez, o solstício de inverno ocorre quando se registra a noite mais longa do ano.

Duração do ano

A duração exata do ano é de 365,242199 dias.
Isso significa que o ano dura 365 dias + 5 horas + 48 minutos + 47 segundos, que é o tempo que a Terra leva para dar uma volta completa ao redor do Sol. Por causa da falta de precisão nas observações, os antigos arredondaram para 365 dias + 6 horas. Se somarmos seis horas a cada ano, em quatro anos a estações ficariam defasadas um dia. Por isso, existe o ano bissexto, ou seja, a cada quatro anos o ano tem 366 dias, para que as estações não fiquem defasadas com o passar do tempo. Se não houvesse o ano bissexto, em 360 anos o início de todas as estações estaria atrasado 90 dias, ou seja, o inverno estaria começando no outono. E em 720 anos o verão começaria no inverno.
A sugestão de inserir um dia a mais a cada quatro anos foi feita pelo astrônomo Sosígenes de Alexandria ao imperador romano Júlio César, no ano 46 a. C.

Nenhum comentário: